3 mercados a acompanhar na próxima semana (15.09.2023)

13:53 15 de setembro de 2023

A próxima semana será repleta de publicações e eventos macroeconómicos! Para além disso, outros bancos centrais cruciais como a Fed, BoE, SNB e BoJ publicarão as suas decisões sobre a política monetária. Podemos notar um aumento da volatilidade no mercado, pelo que pode esperar ver ainda mais nos próximos dias devido ao número de eventos-chave do mercado. Muitos mercados irão registar movimentos consideráveis esta semana, mas, na nossa opinião, mercados como o do OURO, GBPUSD e US500 merecem a sua atenção.

 

Ouro

 

A próxima semana será extremamente interessante para os investidores devido às decisões sobre as taxas de juro dos principais bancos centrais. Para o mercado do ouro, a Fed e o BoJ serão cruciais. Espera-se que a Fed mantenha as taxas de juro na quarta-feira, o que, em teoria, deverá ser favorável ao ouro. O BCE aumentou as taxas de juro, mas sinalizou o fim do ciclo de subidas. Além disso, o BoJ também tomará uma decisão na sexta-feira. O mercado não espera qualquer mudança, mas Ueda indicou numa entrevista recente que uma saída das taxas de juro negativas pode ser justificada até ao final deste ano. Um BoJ hawkish poderia significar declínios no USDJPY. Um dólar mais fraco também pode significar uma recuperação do ouro.  

 

US500

 

O índice US500 encontra-se numa estrutura técnica interessante que pode indicar simultaneamente uma tendência ascendente ou descendente a médio prazo. A sessão de quarta-feira e a decisão do Fed trarão a publicação do último gráfico de pontos, que indicará a atitude do Fed em relação às condições económicas actuais. As projecções revistas dos banqueiros para o caminho do aperto monetário podem revelar-se um fator-chave para o desempenho futuro dos índices de acções dos EUA a médio prazo.

 

GBPUSD

 

A Fed não é o único banco a tomar uma decisão sobre as taxas de juro. Na quinta-feira, aguardamos a decisão do BoE, que parece ser um quebra-cabeças maior do que a decisão do FOMC. A situação no Reino Unido é difícil, com os banqueiros enfrentam enormes pressões salariais, o que é um importante fator pró-inflacionário. Por outro lado, os dados do PIB apontam para uma nova desaceleração da economia. Os mercados estão a avaliar uma probabilidade de quase 69% de que o BoE aumente as taxas em 25 pontos de base, mas os votos dos economistas estão algo divididos neste ponto. Uma coisa é certa, a decisão em si pode aumentar significativamente a volatilidade do par GBPUSD na quinta-feira.


 

Partilhar:
Voltar

Junte-se a mais de 1.400.000 clientes do Grupo XTB em todo o mundo

*Acesse a informação financeira do grupo, auditada por PwC na seção Investor Relations