Alphabet e OpenAI aceleram a batalha por modelos de IA 🔔

14:19 18 de setembro de 2023

Concorrência entre a Alphabet (GOOGL.US) e a OpenAI
Os gigantes tecnológicos Google e OpenAI estão a travar uma batalha feroz para serem os primeiros a lançar modelos multimodais de grande linguagem da próxima geração. Estes modelos avançados podem interpretar tanto imagens como texto, o que lhes permite realizar tarefas como criar códigos de sítios Web a partir de esboços ou interpretar gráficos visuais em termos textuais. A Google está a aproximar-se da conclusão do seu futuro projeto Gemini, tendo-o já partilhado com um número limitado de empresas externas. Por outro lado, a OpenAI, apoiada pela Microsoft, está a acelerar os seus esforços para melhorar o seu GPT-4, que é o modelo de grande linguagem mais avançado até à data. O novo modelo vai estar equipado com funcionalidades multimodais que reflectem as que se espera que venham a ser apresentadas no Gemini. Embora a OpenAI tenha iniciado uma pré-visualização destas funcionalidades durante o lançamento do GPT-4 em março, a sua disponibilização alargada foi adiada, em parte devido a preocupações com a potencial utilização indevida por agentes maliciosos. No entanto, a empresa parece estar pronta para avançar, preparando-se para uma implementação mais alargada das suas funcionalidades GPT-Vision num futuro próximo.

Novo modelo da OpenAI
Apesar dos avanços, a OpenAI não descansou sobre os louros e está alegadamente a concetualizar um modelo multimodal ainda mais potente chamado Gobi. Este novo empreendimento está previsto para ser multimodal desde o seu início, ao contrário do seu antecessor GPT-4. No entanto, o desenvolvimento parece estar na fase embrionária e continua a ser incerto se o Gobi evoluirá para se tornar o tão esperado GPT-5. O início da era dos modelos multimodais parece favorecer a Google, tendo em conta o seu substancial repositório de dados proprietários que englobam texto, imagens, vídeo e áudio - um rico conjunto de recursos derivados da sua gama de produtos de consumo como a pesquisa e o YouTube. Os primeiros indicadores sugerem que o Gemini poderá apresentar um desempenho superior com menos erros em comparação com os modelos existentes. O cenário que se desenrola faz lembrar a rivalidade icónica entre o iPhone e o Android, com a indústria e os consumidores a aguardarem ansiosamente a chegada do Gemini para discernir a verdadeira dimensão do fosso entre a Google e a OpenAI neste cenário dinâmico. Os riscos são elevados e a expetativa é palpável, uma vez que o mundo está à beira de uma revolução na tecnologia de IA, impulsionada pela formidável concorrência entre a Google e a OpenAI.

A Alphabet (GOOGL.US) ganhou 0,65% hoje. O preço das suas acções está a aproximar-se do máximo histórico deste ano, numa tendência constante de subida. Fonte: xStation 5

Partilhar:
Voltar

Junte-se a mais de 1.400.000 clientes do Grupo XTB em todo o mundo

*Acesse a informação financeira do grupo, auditada por PwC na seção Investor Relations