- Índices europeus abrem de forma mista
- Banco do Canadá anuncia a sua decisão sobre as taxas de juro hoje às 15h00
Os índices europeus começaram as negociações desta quarta-feira de forma mista. Os mercados estão relativamente calmos, tanto no lado das commodities, criptomoedas ou forex. No entanto, há uma exceção no mercado de câmbio - a lira turca. A TRY está a desvalorizar mais de 4% em relação ao dólar e ao euro, sem motivo aparente. Os metais industriais estão sob pressão após os dados comerciais chineses mostrarem uma queda ano a ano nas importações de cobre no período de janeiro a maio de 2023.
O evento principal no calendário económico para o dia é a decisão de taxa de juros do Banco do Canadá. A decisão será uma escolha difícil - a maioria dos economistas espera que as taxas sejam mantidas inalteradas, mas os mercados monetários estão divididos em 50-50 entre um aumento e uma manutenção. Dito isso, qualquer decisão será uma surpresa até certo ponto e provavelmente desencadeará um aumento na volatilidade do CAD. Além da decisão do BoC, os traders estarão atentos aos dados do balanço comercial da América do Norte, bem como ao relatório da EIA sobre os estoques de petróleo dos EUA. O EUR pode ter movimentos durante discursos de membros do BCE.
9h00 - Itália, vendas a retalho de abril. Expectativa: aumento de 0,3% em relação ao mês anterior. Valor anterior: sem variação (0,0%) em relação ao mês anterior.
13h30 - EUA, balança comercial de abril. Expectativa: déficit de -$75,3 mil milhões. Valor anterior: déficit de -$64,2 mil milhões.
13h30 - Canadá, balança comercial de abril. Expectativa: superávit de C$0,5 mil milhões. Valor anterior: superávit de C$0,97 mil milhões.
15h00 - Decisão de taxa do Banco do Canadá.
15h30 - Relatório da EIA sobre os inventários de petróleo dos EUA.
- Inventários de petróleo. Expectativa: 1.5 mb (API: -1.71 mb)
- Inventários de gasolina. Expectativa: 1.6 mb (API: +2.42 mb)
- Inventários de destilados. Expectativa: 2.1 mb (API: +4.50 mb)
Declarações de membros dos Bancos Centrais
- 8:50 - BCE De Guindos
- 9:30 - BCE Knot
- 10:10 - BCE Panetta
- 13:00 - BCE Vujcic
- 14:00 - NBP Chairman Glapiński