Investidores aguardam pela decisão do BoE sobre os juros
Hoje, às 12:00, o Banco de Inglaterra publicará a sua decisão sobre as taxas de juro. O forte crescimento dos salários continua a apoiar novas subidas dos juros. No entanto, os dados sobre a inflação de ontem fez com que a probabilidade de uma subida de 50 pontos base descesse. O que podemos esperar da decisão de hoje?
Expectativas do mercado sobre os juros. Fonte: Bloomberg Finance LP
A inflação do IPC no Reino Unido caiu em agosto para 6,7% y/y, e a inflação subjacente caiu para 6,2% y/y. Curiosamente, tomámos conhecimento anteriormente dos dados salariais, em que a média de 3 meses mostrou um crescimento de 8,5% y/y, o que teoricamente implicaria uma pressão inflacionista crescente. Fonte: Bloomberg Finance LP, XTB
O que podemos esperar da decisão do BoE?
O Banco de Inglaterra poderia, teoricamente, seguir os passos da Fed e do SNB, que mantiveram as taxas de juro inalteradas. No caso da Reserva Federal, a decisão foi recebida de forma hawkish e, no caso do SNB, de forma dovish, apesar de terem sido anunciadas novas subidas. O Goldman Sachs e o Nomura bank apontam para a manutenção das taxas de juro inalteradas, tendo em conta as grandes descidas da inflação. Por outro lado, uma "subida dovish", como fez o Banco Central Europeu, é um cenário muito provável. Vale a pena notar que o BoE tem estado relutante em aumentar as taxas de juro nos últimos meses, mas isso deveu-se a uma inflação excessiva. Agora, o BoE tem basicamente uma desculpa para não aumentar, mas, ao mesmo tempo, é também uma boa altura para aumentar uma última vez.
Durante a sua decisão anterior, no início de agosto, o Banco de Inglaterra sublinhou que, se houvesse sinais de pressão sobre a inflação, as taxas seriam novamente aumentadas. Essa indicação veio dos salários. O JP Morgan salienta que o nível atual das taxas, mesmo que seja mantido por um período prolongado, não dá ao BoE confiança para atingir o seu objetivo de inflação. A Bloomberg Economics, por outro lado, diz que os salários são razão suficiente para uma subida, mas ao mesmo tempo haverá uma comunicação de que esta será a última subida.
Como é que o mercado se pode comportar?
O GBPUSD tem vindo a recuar recentemente.
Comportamento do GBP/USD durante as últimas decisões do BoE.. Fonte: Bloomberg Finance LP
GBPUSD está a voltar a testar os níveis de Maio, perto da zona de suporte nos 1,2100.
Fonte: xStation5
EURGBP continua a recuperar terreno e chegou mesmo a ultrapassar os máximos de 10 de agosto. Se o BoE apostar num tom mais dovish, o par cambial poderá ultrapassar a marca dos 0,87.
Fonte: xStation5