Gráfico do dia - Cobre (24.05.2023)

05:45 24 de maio de 2023

O cobre (COPPER) está a desvalorizar mais de 1,5% esta manhã, voltando a ser negociado abaixo da barreira psicológica dos 8.000 dólares. O cobre continua a prolongar as perdas, uma vez que os investidores já não veem perspetivas tão boas para a recuperação económica na China este ano. Os dados recentes provenientes do país indicam que a recuperação do consumo é enganadora neste momento, o que, juntamente com o facto de a China representar quase metade da procura global pelo metal, cria um cenário que afeta o sentimento em relação ao cobre.

Neste sentido, vale também a pena destacar o papel do governo. Pequim não tem planeado muitos gastos em infraestruturas e imobiliário recentemente, o que naturalmente reduz a procura pelo metal. Além disso, há uma grande incerteza gerada pelos rumores de possíveis problemas de dívida na China hoje, destacados pelo atraso no pagamento das dívidas pela Kunming Dianchi, uma empresa pertencente ao governo e uma entidade corporativa local na província de Yunnan, cuja capital é Kunming.

Também é importante ter em mente os problemas da economia global e o persistente espectro de recessão, que parece estar a apoiar o lado da oferta neste momento.

 

Gráfico do cobre no intervalo D1. O cobre está a ser negociar abaixo da barreira psicológica dos 8.000 dólares e quebrou recentemente a média móvel exponencial de 200 períodos (linha laranja). O próximo nível de suporte é marcado pelos níveis de Fibonacci nos 50%. Fonte: xStation5 

Partilhar:
Voltar

Junte-se a mais de 1.400.000 clientes do Grupo XTB em todo o mundo

*Acesse a informação financeira do grupo, auditada por PwC na seção Investor Relations