- A sessão de hoje nos mercados financeiros mundiais foi calma, sem grande volatilidade
- A amplitude de movimento dos principais índices bolsistas do Velho Continente não ultrapassou os 0,5%
- Em Wall Street, observa-se um clima moderadamente positivo, a volatilidade também é limitada, no momento da preparação deste comentário, o Dow Jones é o que apresenta o melhor desempenho, com ganhos de 0,55%, enquanto o S&P500 está a subir 0,13% e o Nasdaq 100 conseguiu compensar as perdas anteriores e está a oscilar em torno do nível de referência
- O Citi fez uma revisão em baixa as ações dos EUA e do Reino Unido para Neutro, em relação à sua recomendação anterior de Sobreponderação, ao mesmo tempo que reviu em alta as ações europeias (para Sobreponderação).
- Esta semana marca o início da época de divulgação dos resultados do segundo trimestre das empresas
- Hoje, a atenção dos investidores centrou-se nos discursos dos responsáveis dos bancos centrais da Fed. Os comentários dos decisores políticos confirmam que a Reserva Federal tenciona continuar o ciclo de subida das taxas de juro a todo o momento. No entanto, a maioria dos oradores de hoje são membros sem poder de decisão no FOMC.
- O único banqueiro que soou um pouco mais dovish foi Raphael Bostic, que disse que podemos atingir a meta de inflação sem novos aumentos e que os dados macroeconómicos recentes têm sido encorajadores. No entanto, vale a pena mencionar que Bostic não é o membro decisivo no conselho do FOMC.
- Michael Barr (que faz parte do FOMC) comentou que a inflação ainda está muito alta e que o Fed ainda tem trabalho a fazer
- As cotações dos principais pares de moedas iniciaram a semana com ganhos, com a taxa EURUSD a aproximar-se da barreira dos 1,10 dólares, que se for ultrapassada poderá resultar num ataque aos máximos deste ano.
- O iene é a moeda do G10 com melhor desempenho hoje, com o JPY a valorizar 0,5% face ao USD, enquanto o dólar australiano é o AUD com desempenho mais fraco
- A correção do USDJPY está a ganhar impulso, com o par de moedas a retrair-se da resistência da semana passada em 145,20, com o suporte importante mais próximo localizado em 140,80.
- No mercado de commodities, o petróleo bruto caiu cerca de 1 porcento no caso do WTI .
- As cotações do ouro e da prata estão a oscilar na região do nível de abertura, no entanto, caso a tendência de alta do EURUSD continue, os metais preciosos terão a oportunidade de se fortalecer, após a recente sequência não tão boa.
- O mercado de cripto também não viu muita volatilidade na segunda-feira, com a bitcoin mantendo-se ligeiramente acima do nível de US $ 30.000. O Standard Chartered atualizou sua previsão para o preço do Bitcoin para US$ 120.000 (para 2024).
As cotações do AUDJPY quebraram o suporte em 95,10 hoje, o que, de acordo com a metodologia Overbalance, poderia anunciar uma correção maior ou até mesmo uma mudança de tendência descendente. Fonte: xStation5