A vitória de Erdogan sinaliza mais problemas para a lira turca?

06:45 29 de maio de 2023

Recep Tayyip Erdogan venceu a segunda volta das eleições presidenciais turcas este fim-de-semana, garantindo uma boa vantagem sobre o candidato da oposição Kemal Kilicdaroglu (52~% vs 48~%). Havia expectativas de que a segunda volta fosse renhida, havendo mesmo quem projectasse a vitória de Kilicdaroglu. No entanto, Erdogan conseguiu garantir mais um mandato no poder. Os participantes no mercado alertaram várias vezes para o facto de a continuação do governo de Erdogan poder colocar a Turquia à beira da falência. Pouco antes das eleições, o Presidente turco solicitou aos bancos nacionais que comprassem obrigações turcas denominadas em USD, a fim de melhorar as notações de solvência e os preços.

O spread dos swaps de risco de incumprimento a 5 anos baixou recentemente e situa-se atualmente muito abaixo dos níveis recorde (cerca de 900 pontos). Atualmente, o spread dos CDS a 5 anos é de 665 pontos e implica um risco de incumprimento de cerca de 11% com uma taxa de recuperação de 40%.

 

Os CDS não apontam para qualquer aumento do risco de incumprimento na sequência da vitória de Erdogan na segunda volta das eleições presidenciais. No entanto, o spread dos CDS turcos continua a ser significativamente mais elevado do que o de outros países. Fonte: Bloomberg

A vitória de Erdogan significaria provavelmente a continuação da fuga de capitais da Turquia, embora tal se tenha tornado muito mais difícil na sequência das ações do banco central. De acordo com o Morgan Stanley, a lira pode cair cerca de 30% em valor, o que sugeriria que o USDTRY saltasse para cerca de 26,00 até ao final deste ano. O Banco Central da República da Turquia pode ter cerca de 25 mil milhões de dólares para defender a TRY. Trata-se de um montante muito limitado de fundos, dado que o CBRT terá gasto cerca de 177 mil milhões de dólares para defender a moeda nos últimos 16 meses. Dito isto, parece que a chance de uma inversão de tendência no mercado TRY é muito pequena.

A lira turca está enfraquecendo contra o dólar e o euro esta manhã. Algumas instituições financeiras esperam uma queda de cerca de 30% no valor do TRY até o final do ano. Fonte: xStation5 

Partilhar:
Voltar

Junte-se a mais de 1.400.000 clientes do Grupo XTB em todo o mundo

*Acesse a informação financeira do grupo, auditada por PwC na seção Investor Relations