Ações de crescimento: NIO

08:16 4 de maio de 2021

A empresa chinesa de veículos elétricos NIO (NIO.US) publicou recentemente os seus resultados para o primeiro trimestre de 2021 e a empresa continua a mostrar números impressionantes de crescimento nas vendas dos seus veículos e nos lucros líquidos provinente das vendas dos seus veículos. No entanto, a empresa continua apresentar prejuízos uma vez que ainda não atingiu o ponto de equilíbrio nas suas contas, sendo que está previsto que isso ocorrer no final do ano de 2022.


As ações da empresa têm tido um desempenho espetacular em bolsa. No ano passado valorizou mais de 1000%, sendo que as ações desde o início de 2021 tem estado a corrigir em baixa e a serem impactadas principalmente pela escassez de microchips e semicondutores que estão a prejudicar setor da indústria automóvel.

Fonte: NIO resultados de 2018-2021

Fonte: Tesla resultados de 2013-2016

Como podemos ver, a evolução da receita da NIO ultrapassa o crescimento de 600% A / A, enquanto que as perdas vão diminuindo progressivamente à medida que se vão aproximando de um ponto de equilíbrio, sendo este um ponto fundamental para que a empresa possa começar a reportar lucros. Como aconteceu com a Tesla (TSLA: US) há 5 anos, entretanto, a Tesla aumentou os seus custos para obter mais financiamento de escala para ser capaz de conseguir responder à elevada procura dos seus veículos.
 
Porém, a correção de 50% que a NIO tem sofrido desde que atingiu máximos históricos, deve-se aos receios de que o setor venha a enfrentar mais problemas no fornecimento de microchips e semicondutores e, portanto, de entregas de veículos poderiam vir a ficar prejudicadas no futuro, à medida que os custos permanecem. Em termos de crescimento da empresa, a verdade é que os dados fundamentais da empresa mostram expectativas de crescimento comparáveis às observadas na empresa norte-americana, no período em que a Tesla se encontrava também numa fase inicial, entre 2013-2016. Parece que a empresa de Elon Musk acaba por servir como referência às expectativas futuras da empresa NIO.

Como podemos ver nos gráficos abaixo, a Tesla teve (em 2012-2016) um desempenho superior a 980% em menos de 2 anos após o financiamento recebido pelo Governo dos Estados Unidos. Algo muito semelhante aconteceu com a NIO, onde o governo financiou o projeto para evitar que ele desaparecesse, como a Tesla nessa época.

Fonte: xStation

Fonte: xStation

Tendo em consideração que a NIO tem a sua atividade apenas na China e que a projeção da empresa mostra que a empresa poderia até ser autossuficiente tendo apenas uma posição no mercado asiático, torna ainda as expectativas em torno da empresa bastante otimistas. De facto, relativamente a este último ponto, a Empresa, a partir das suas redes sociais e da última divulgação de resultados, da passada quarta-feira, 28 de abril, referiu que no dia 6 de maio, esta quinta-feira, às 10h00 irá dar uma conferência de imprensa na Noruega a celebrar a entrada no mercado europeu.

Fonte: NIO nas redes sociais 

A escolha da Noruega faz sentido, uma vez que é dos países em que circulam mais veículos elétricos nas estradas e possui uma das maiores redes de pontos de carregamento de veículos elétricos e, portanto, é lógico que a NIO queira apostar na Noruega para, posteriormente, conseguir expandir-se para a Europa.

 
Tamanha é a confiança do mercado norueguês na empresa que o próprio Norges Bank entrou na empresa com mais de 1% da capitalização de mercado com mais de 13,6 milhões de ações adquiridas. Movimento semelhante fez com a Tesla quando entrou na Europa.
 
Dario Garcia
XTB Espanha

Partilhar:
Voltar

Forex e CFDs são produtos alavancados e podem resultar em perdas que excedem seus depósitos. Por favor, certifique-se de entender completamente todos os riscos. Esta página não foi criada para investidores residentes no Brasil. Esta corretora não é autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários ("CVM"), mas é regulada por supervisores fora do Brasil. O conteúdo desta página não é caracterizado como uma oferta de investimento no Brasil ou para investidores residentes nesse país.

As perdas podem exceder os depósitos