❗ Alerta de Mercado: o que esperar do BCE?

14:34 21 de julho de 2021

📆 Prepare-se para a decisão do BCE na quinta-feira!

O Banco Central Europeu deve anunciar as decisões de política monetária na quinta-feira, às 12h45 (BST). As taxas de juros devem permanecer inalteradas. No entanto, as coisas são menos óbvias quando se trata de compras de ativos. O Banco Central Europeu conduziu uma revisão de política de 18 meses, que levou a uma revisão da meta de inflação do Banco. Além disso, a presidente do BCE, Lagarde, sugeriu que mudanças também podem ser feitas para encaminhar as orientações. Os mercados começaram a especular que o BCE pode estar a alertar os mercados de que a sua política está prestes a tornar-se mais acomodativa. Dito isto, a declaração em si pode ser interessante, mas as explicações oferecidas por Lagarde durante uma conferência de imprensa às 13:30 BST também devem chamar a atenção.

Meta de inflação

O BCE anunciou os resultados da sua revisão de estratégia na quinta-feira, 8 de julho. O banco não perseguirá mais uma inflação "abaixo, mas perto de 2%" e, em vez disso, seguirá com o compromisso de uma meta de 2% . O que isto significa? O BCE terá como objetivo atingir um objetivo de inflação de 2% e perceber os desvios positivos e negativos como igualmente indesejáveis. No entanto, desvios transitórios da meta serão permitidos. Como o BCE luta para atingir a sua meta anterior há anos, os mercados começaram a especular que a nova meta pode abrir caminho para uma política monetária mais acomodativa, o que - pelo menos em teoria - deve impulsionar o crescimento dos preços.

Orientação futura

O Presidente do BCE também sugeriu recentemente que o Banco pode fazer alterações na sua orientação futura durante a próxima reunião. A questão permanece - qual? A orientação futura do BCE sobre as taxas é de que elas permanecerão baixas até que a meta de inflação seja atingida e parece improvável que o Banco mude a sua abordagem. A orientação futura do BCE sobre compras pandêmicas pressupõe que o PEPP será executado até o final de março de 2022. Dado que os casos de infeção estão a aumentar e mudando para a meta de inflação, o BCE pode estar a preparar  o mercado para uma mudança aqui - possivelmente uma eliminação mais lenta do PEPP . Finalmente, a orientação futura sobre o Programa de Compra de Ativos (APP) presume que será executado pelo tempo necessário para garantir o impacto acomodativo das taxas. Este aspecto é o mais vago e alguns participantes do mercado especulam que o BCE pode querer ligá-lo de alguma forma à meta de inflação.

Reação do mercado

Embora o próprio BCE não tenha dado muitas dicas sobre a direção das mudanças na orientação futura, os mercados parecem ter certeza de que será uma inclinação dovish, em vez de hawkish. O BCE aumentou efetivamente a sua meta de inflação e o fato de ter lutado para atingir a anterior nos últimos anos sugere que o Banco deseja tornar a sua política um pouco mais flexível em vez de rígida. Se aasim for, o euro pode ficar sob pressão e as ações podem beneficiar com isso. O EURUSD tem sido negociado em queda recentemente e atingiu um novo mínimo de 3 meses esta semana. O par está a aproximar-se lentamente da zona de suporte dos 1.1700. A área está marcada com vários minimos desde o final de março de 2021. Um ponto a ser observado é que o par formou uma estrutura de tendência de baixa clara ao longo das últimas semanas, de modo que a mudança de sentimento pode exigir uma quebra acima do último mínima inferior na área dos 1,1880.

Fonte: xStation5

Partilhar:
Voltar

Forex e CFDs são produtos alavancados e podem resultar em perdas que excedem seus depósitos. Por favor, certifique-se de entender completamente todos os riscos. Esta página não foi criada para investidores residentes no Brasil. Esta corretora não é autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários ("CVM"), mas é regulada por supervisores fora do Brasil. O conteúdo desta página não é caracterizado como uma oferta de investimento no Brasil ou para investidores residentes nesse país.

As perdas podem exceder os depósitos