Destaques da manhã, por Miguel Ciobanu - 30/07/2020

05:13 30 de julho de 2020

O novo recorde de casos globais de Covid-19 nas últimas 24h pressiona os preços das ações do Velho Continente. A sessão europeia começa em baixa, com o DE30 a cair mais de 1,3% e a testar um suporte importante nos 12.640 pts. O relatório do PIB alemão será publicado às 9:00 da manhã, o que pode provocar ainda mais volatilidade.

Para além disso, republicanos e democratas ainda estão, aparentemente, longe de chegar a um acordo sobre a próxima lei de estímulos económicos. No entanto, McConnell diz que espera que o acordo possa ser alcançado até sexta-feira.

Ontem, o FOMC decidiu deixar as taxas de juros inalteradas, em decisão unânime. As linhas de câmbio de moeda foram estendidas até ao final do primeiro trimestre de 2021. A Fed diz que a recuperação da economia deveu-se, em boa parte, às suas ações, mas a trajetória futura da sua política monetária dependerá dos próximos desenvolvimentos da pandemia.

Durante a conferência de imprensa que se seguiu à decisão, Jerome Powell deixou claro a continuação da estratégia expansionista. Estas são as principais ideias deixadas pelo presidente da Fed:as seguintes 

  • Gastos domésticos recuperaram cerca de metade da queda

  • A atividade económica geral permanece abaixo dos níveis anteriores

  • A queda real do PIB no segundo trimestre provavelmente será a maior já alguma vez registada

  • A Fed pretende garantir forte recuperação e limitar danos

  • Alguns indicadores de gastos com cartões de crédito e débito deterioraram-se desde junho

  • A recuperação é improvável até que as pessoas sintam maior confiança

  • A subida da taxa diária de novas infeções por Covid pesa sobre economia

  • A desaceleração contínua exige suporte fiscal e monetário contínuo

  • A Fed não pediu ao Congresso o poder de emprestar a empresas falidas

As gigantes tecnológicas Amazon, Alphabet, Facebook e Apple, publicaram resultados trimestrais hoje, após o encerramento da sessão americana. Ainda a exlicar o pessimismo desta manhã, ontem, o presidente Donald Trump escreveu um tweet a dizer que caso o Congresso não consiga "fazer justiça às Big Tech", ele próprio o faria, recorrendo a Ordens Executivas. O tweet antecedia o testemunho dos executivos destas grandes empresas diante do Painel de Inquérito do Congresso. O Tweet causou uma queda de cerca de 0,5% no índice US100 e causou alguns danos no sentimento geral.

Em contrapartida, a prata está entre os grandes vencedores de julho, uma vez que os metais preciosos estão a beneficiar da fraqueza do dólar e das políticas extremas do banco central. A Fed garantia aos investidores ontem que faria tudo para apoiar os mercados, e a Prata ameaça continuar o movimento altista. Esta manhã os metais preciosos iniciaram uma pequena correção dos ganhos recentes. 

Um oficial da Casa Branca disse que os EUA planeiam incentivar as empresas a transferirem a sua produção da Ásia para os Estados Unidos. 

Ontem, o inventário de petróleo bruto da EIA revelava uma contração nos stocks superior ao experado, levando a uma subida nos preços do crude. No entanto, os stocks de destilados aumentou acima do esperado, podendo indicar uma quebra na procura no período mais recente.

Ontem, a Jerónimo Martins apresentou os seus resultados trimestrais. As vendas consolidadas viram um aumento de 4.6% face ao mesmo período do ano passado. Mas o EBITA viu um declínio de 4.9%, pelo que não agradou os investidores, levando as acções da empresa a desvalorizarem cerca de 7% após anunciar os resultados do segundo trimestre de 2020. A razão identificada como causa desta quebra foi a menor procura resultante das restrições e incertezas geradas pela pandemia do coronavírus. 

Das 5 Cadeias que o grupo detém, na Biedronka,  as vendas em moeda local cresceram 10,9%, na Hebe,  as vendas em moeda local aumentaram 1,2%, no Pingo Doce, as vendas diminuíram 2,9%, no Recheio,  as vendas caíram 14,4% e por fim, na Ara, as vendas em moeda local cresceram 33,4%

Do calendário económico, podemos esperar ainda a atualização do PIB americano (13:30) e, como de costume, os dados de pedidos de subsídio de desemprego nos EUA (13:30).

Novo recorde de novos casos diários de coronavírus, com mais de 290.000 pessoas a testarem positivo. Fonte: worldometer, XTB

Partilhar:
Voltar

Negociar CFDs em uma base alavancada envolve uma quantidade significativa de risco. Eles podem não ser adequados para todos, por isso, certifique-se de entender completamente todos os riscos. Esta página não foi criada para investidores residentes no Brasil. Esta corretora não é autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários ("CVM"), mas é regulada por supervisores fora do Brasil. O conteúdo desta página não é caracterizado como uma oferta de investimento no Brasil ou para investidores residentes nesse país.

Forex e CFDs são produtos alavancados e podem resultar em perdas que excedem seus depósitos. Por favor, certifique-se de entender completamente todos os riscos. Esta página não foi criada para investidores residentes no Brasil. Esta corretora não é autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários ("CVM"), mas é regulada por supervisores fora do Brasil. O conteúdo desta página não é caracterizado como uma oferta de investimento no Brasil ou para investidores residentes nesse país.

As perdas podem exceder os depósitos

×