O euro está a ganhar contra a maioria das moedas, com o par EURUSD a subir 0,30%, na sequência da informação de que o Banco Central Europeu (BCE) está alegadamente a preparar-se para introduzir uma estratégia para gerir o excesso de liquidez nos bancos, que atualmente se situa em cerca de 3,5 biliões de euros. A estratégia acima referida deverá ser o ponto principal da próxima reunião do BCE relativa às decisões sobre as taxas de juro, que terá lugar a 26 de outubro em Atenas.
De acordo com várias fontes próximas do BCE, a quem a Reuters contactou, uma estratégia potencial poderia envolver o aumento das reservas obrigatórias dos bancos do atual 1% dos depósitos dos clientes para um intervalo de 3-4%. Este ajustamento visa ajudar a conter a inflação, que, apesar das dez subidas de taxas anteriores, excede consistentemente o objetivo de 2%, e também reduzir as despesas com juros dos bancos centrais e nacionais sobre os depósitos, que são um fator de perda.
Perspectivas técnicas
Do ponto de vista do intervalo D1, o sentimento sobre o EURUSD continua a ser de baixa. Recentemente, a taxa quebrou abaixo do nível de suporte chave em 1,0750, que agora deve ser tratado como resistência. Este ponto surge a partir da geometria 1:1 violada e da linha de tendência. No caso de uma continuação do movimento para níveis mais baixos, os níveis 1.0630 e 1.0530 devem ser tratados como suporte.
Fonte: xStation5
Quanto ao intervalo H1, observamos uma tentativa de quebrar a resistência chave de curto prazo em 1.0860, resultante do mínimo de 7 de setembro e da geometria 1: 1 (retângulos vermelhos). Caso o movimento ascendente continue, deve prestar atenção à resistência em 1.0705, e depois à zona 1.0750-1.0760.
Fonte: xStation5