A sessão de hoje registou fortes subidas no gás natural dos EUA, no TTF europeu e no seu equivalente no Reino Unido, com ganhos de 5,11%, 20% e 21%, respetivamente, devido a um mercado de GNL mais restrito e sinais de aumento da procura na Ásia.
Os traders continuam incertos quanto às perspetivas de um fornecimento ainda menor de petróleo da Rússia e à concorrência com a Ásia pelo GNL, que se tornará um destino de importação mais lucrativo do que o Continente Europeu nos próximos meses. De acordo com uma análise da BloombergNEF, essa situação pode durar até o final de setembro de 2023. Mesmo assim, vale a pena lembrar que os inventários na Europa permanecem elevados, o que tem sido sustentado por um inverno ameno, grandes inventários e uma procura relativamente fraca.
A sazonalidade confirma que os inventários de gás TTF atuais permanecem no extremo superior do canal histórico, o que poderia ter um impacto negativo sobre as valorações do TTF no longo prazo. Fonte.: Bloomberg
O número de sondas de gás nos Estados Unidos tem sido reduzido significativamente nas últimas semanas, o que, apesar dos níveis elevados de inventário, gera preocupações moderadas sobre a capacidade de atender a uma possível recuperação na procura. Fonte.
: Bloomberg
NATGAS atingiu as médias móveis de 50, 100 e 200 períodos. Fonte: xStation 5