Gráfico do dia - GBPJPY (22.09.2022)

07:05 22 de setembro de 2022

O Banco do Japão decidiu deixar inalteradas as taxas de juro e outros ajustes de política monetária numa reunião hoje. Tal decisão era esperada e ninguém sequer pensou que o Banco do Japão pudesse puxar o gatilho e aumentar as taxas. Como tal, a reunião de hoje do Banco do Japão foi em grande parte um não-evento. Os comentários do vice-ministro das finanças japonês Masato Kanda, que também é considerado o principal diplomata japonês, atraíram muito mais atenção. Nomeadamente, Kanda disse que o banco não interveio nos mercados cambiais, mas está pronto a fazê-lo se necessário. Disse também que, se chegasse a este ponto, seria muito provavelmente "uma intervenção silenciosa".

Não tivemos de esperar muito tempo pela intervenção e definitivamente não se tratou de uma intervenção silenciosa. USDJPY caiu às 9:00 da manhã quando o Banco do Japão e o governo japonês intervieram comprando JPY contra USD, levando a uma queda de cerca de 100 pips no par. O movimento descendente aprofundou-se ainda mais depois de Kanda ter confirmado às 9:15 da manhã que a intervenção teve de facto lugar. Kanda disse que o governo está preocupado com a desvalorização excessiva do JPY e irá monitorizar os mercados com um elevado sentido de urgência. O par está agora a negociar mais de 300 pips de uma alta diária. Esta foi a primeira intervenção directa no mercado cambial a apoiar o JPY desde 1998.

Embora a atenção esteja centrada no USDJPY, uma vez que foi aqui que ocorreu a intervenção, a situação nos outros pares relacionados com o JPY também é interessante. O GBPJPY é um desses pares.
Ao analisarmos o gráfico no intervalo D1, podemos ver que o par continua a cair. Os vendedores estão a tentar quebrar abaixo da média móvel de 200 períodos (linha roxa). Fonte: xStation5

Partilhar:
Voltar

Junte-se a mais de 1.400.000 clientes do Grupo XTB em todo o mundo

*Acesse a informação financeira do grupo, auditada por PwC na seção Investor Relations