Gráfico do dia: TNOTE (04.10.2023)

05:01 4 de outubro de 2023

O mercado da dívida está lentamente a tornar-se o centro das atenções dos investidores neste momento, em resultado do facto de ser a subida imediata dos rendimentos das obrigações a 10 anos dos EUA que está a fazer descer os índices de ações. O que vale a pena acrescentar, no entanto, é que até recentemente, estes desenvolvimentos podiam ser totalmente atribuídos ao sentimento do mercado em relação à política monetária da Fed, no entanto, a situação está agora a tornar-se um pouco mais ampla. 
Kevin McCarthy foi destituído do seu cargo de Presidente da Câmara dos Representantes, depois de o congressista Matt Gaetz, da Florida, ter apresentado uma moção de destituição, que foi posteriormente rejeitada na Câmara dos Representantes. O tema da discórdia era um acordo sobre um orçamento provisório que afastava o espetro de uma paralisação do governo. 

De acordo com os estrategas do Goldman Sachs, o afastamento histórico do republicano Kevin McCarthy do seu cargo de Presidente da Câmara dos Representantes poderá aumentar o risco de uma descida da notação de crédito dos EUA e levar a mais quedas nos mercados acionistas.

Os EUA debatem-se com uma dívida crescente (ver gráfico de ontem abaixo) e os desacordos em Washington sobre questões relacionadas com as despesas federais em curso e o apoio financeiro/militar à Ucrânia aumentam a possibilidade de aprofundamento da discórdia e, mais uma vez, aumentam a possibilidade de um encerramento do governo no futuro. 

Fonte: ZeroHedge

No entanto, é importante salientar que, a curto prazo, a simples destituição de McCarthy pode ser limitada, uma vez que o governo tem até 17 de novembro para garantir o financiamento. Por outro lado, no entanto, a Goldman Sachs disse que a saída de McCarthy aumenta o risco de uma paralisação do governo daqui a um mês.

Fonte: xStation5

Partilhar:
Voltar

Junte-se a mais de 1.400.000 clientes do Grupo XTB em todo o mundo

*Acesse a informação financeira do grupo, auditada por PwC na seção Investor Relations