O início desta semana está a ser marcado pelas declarações do Governador do BoJ, Ueda, que pela primeira vez mencionou abertamente a possibilidade de implementar medidas monetárias ligeiramente mais agressivas, com a possibilidade de começar a aumentar os juros.
O Governador do Banco do Japão, Ueda, comentou no fim de semana que estava a concentrar-se numa "saída silenciosa", limitando a flexibilização monetária, desde que os dados que o Banco irá conhecer até ao final do ano justifiquem essa medida.
Ueda disse acreditar que é possível que o BOJ tenha informações suficientes até ao final de 2023 para avaliar se os salários continuarão a aumentar, uma condição para limitar o estímulo monetário.
Em reação a estes comentários, pouco depois da abertura do mercado cambial, o par USDJPY entrou em sell-off e testou a zona dos 146,16. Por outro lado, as yields a 10 anos dispararam e atingiram máximos de 2014.
Esta semana, a atenção dos investidores centrar-se-á nos dados da inflação dos EUA, que poderão ser o último indicador-chave para se perceber se a Fed efetivamente irá parar de subir os juros.
O par cambial USDJPY está a desvalorizar cerca de 0.5% durante esta sessão, na sequência dos comentários do governador do BoJ. Fonte: xStation 5