Growth Stocks: Tesla

14:55 24 de janeiro de 2023

$24,618 milhões em receitas. Este é o valor estimado pelo consenso dos analistas para o final do quarto trimestre. Para cada categoria de receitas, a estimativa baseia-se no que era na altura um crescimento razoável durante o terceiro trimestre, tal como publicado na página 5 do relatório 10-Q de Tesla.

Comece a investir hoje ou teste gratuitamente uma conta demo

Abrir Conta Real Teste a DEMO Download mobile app Download mobile app

Tesla (Q3) e estimativas para o Q4

Estimativas de vendas vs Leasing

Obviamente, o valor mais importante para estimar as receitas é o valor das vendas de automóveis, que é também a categoria que mais conhecemos devido ao recente relatório de produção e entrega ("P&D"). Utilizando os dois relatórios mais recentes, podem ser obtidas as seguintes informações:

Estimativas de Tesla e Consenso

Embora os números do quarto trimestre sejam exatamente o que Tesla relatou no relatório de P&D do quarto trimestre, o consenso fez pequenos ajustess aos números do terceiro trimestre de P&D. Tesla apenas fornece nestes relatórios a percentagem de carros alugados (não o número específico) no número de entrega, arredondado para a percentagem mais próxima.

Quando a foi divulgado os resultados do terceiro trimestre, foi reportado um total de 11.004 veículos alugados, o que significa que a percentagem total de veículos alugados era mais precisamente cerca de 3,2%, mas o documento não fornece uma repartição dos modelos S/X vs. 3/Y. O total S/X original foi mantido na tabela anterior e ajustado no caso de 3/Y, uma vez que são os modelos mais acessíveis e com maior procura. Na realidade, os carros alugados S/X poderiam ter sido entre 1.713 e 1.960 (9,5%-10,5%) com uma gama de unidades semelhante possível a partir das rendas de 3/Y.

Although the fourth-quarter numbers are exactly what Tesla reported in the fourth-quarter P&D report, consensus made minor adjustments to the third-quarter P&D numbers. Tesla only provides in these reports the percentage of cars leased (not the specific number) in the delivery figure, rounded to the nearest percentage.

When the third quarter shareholder letter was subsequently released, a total of 11,004 leased vehicles were reported, meaning the total leasing percentage was more accurately around 3.2%, but the letter does not provide a breakdown. of the S/X vs. 3/Y models. The original S/X total was kept in the previous table and adjusted in the case of 3/Y as they are the most accessible models and with the greatest demand. In reality, the S/X rents could have been anywhere between 1,713 and 1,960 (9.5%-10.5%) with a similar unit range possible from the 3/Y rents.

 

Venda de automóveis: As vendas unitárias aumentaram 16,9% no quarto trimestre. No entanto, as vendas de S/X a preços mais elevados caíram de facto. Também sabemos que houve quedas de preços, principalmente na China. Como resultado, estima-se um aumento de 14% nas receitas, o que pode ser um pouco otimista

Leasing: Os numero de leasing aumentaram cerca de 55% no último trimestre, mas isto não se traduz num aumento de 55% das receitas de aluguer. Segundo a contabilidade normal do arrendamento, as receitas do arrendamento são normalmente consideradas pro rata durante o período do arrendamento. Complicando ainda mais o facto de haver sempre contratos de arrendamento antigos, e mesmo os novos contratos de arrendamento só entrariam em vigor durante uma parte do trimestre. Finalmente, Tesla revela que alguns arrendamentos são arrendamentos do tipo venda, ou "leases", o que significa que em certos casos, todo o rendimento do arrendamento (ou pelo menos o valor actual dos arrendamentos) é reconhecido à partida. Em qualquer caso, o rendimento de aluguer trimestral flutuou entre $558 milhões e $688 milhões no ano passado, sem um padrão claro. E o mercado dá a este parâmetro um aumento de 5% no último trimestre.

Crescimento nos serviços e outras receitas: foram surpreendentemente fortes ao longo do último ano, variando entre 12% a 20% por trimestre, embora apenas resultando num aumento de 12% no terceiro trimestre. Esperava-se que o aumento nesta categoria seguisse mais de perto a dimensão da "base” , sendo o total da Tesla (vendas acumuladas). Aplicando um aumento de 19%.

Produção e armazenamento de energia: Crescimento trimestral de receitas estimado de 26% para esta categoria, em parte porque esta é a área em que os investidores esperam um crescimento rápido. Em certa medida, é também uma "ficha" na tentativa de justificar a estimativa mediana das receitas dos analistas de 24,62 mil milhões de dólares.

Até agora, vemos como tentar justificar a estimativa do rendimento por consenso, parece difícil, enquanto que os resultados otimistas são projetados em alguns parâmetros. Como resultado, parece que a volatilidade do valor mostra que os investidores apostam mais num erro de $24,620 milhões do que numa melhoria. É também interessante que a estimativa de consenso atualizada tenha corrigido cerca de 160 milhões de dólares nos últimos dias, provavelmente como uma reação tardia à desilusão nos dados das entregas de Dezembro.


Lucro liquido e despesas Q3 e Q4(e)

Tesla (Q3) and Q4 estimates

A estimativa do consenso não fornece um valor de rendimento líquido, apenas o EPS diluído. Portanto, a tabela superior é desenvolvida a partir do EPS diluído até se obterem receitas, para posteriormente rever os dados em sentido inverso, ou seja, de "bottom up" para "top down".

Custos

Neste caso, é "mais fácil" fazer estimativas relativas a valores de custos individuais. Para todas as linhas de negócio são utilizadas as mesmas margens brutas que no caso real, no terceiro trimestre. Tal como para as despesas operacionais com o montante real para o terceiro trimestre:

  • Margem bruta dos automóveis: Por um lado, volumes mais elevados deveriam ter ajudado as margens. Por outro lado, os cortes de preços durante o trimestre poderiam ter tido um impacto negativo sobre as mesmas. Como resultado, assume-se que as margens permaneceram mais ou menos as mesmas.
  • Produção e armazenamento de energia: Se, de facto, as receitas deste segmento aumentarem tanto como indicado acima, as margens dos produtos de armazenamento de energia da Tesla deveriam ter aumentado. Por outro lado, a produção de energia é bastante sazonal, sendo tanto as receitas como as margens muito mais baixas nos meses de Inverno.
  • Despesas de operacionais: as despesas permanecem as mesmas. Apesar do crescimento da empresa, a direção da Tesla tem vindo a fazer declarações sobre a tentativa de controlar as despesas.
  • Juros: embora os montantes sejam mais baixos, as receitas de juros aumentaram e as despesas com juros diminuíram. Assumindo que o saldo de tesla aumenta e a sua dívida diminui.
  • Imposto sobre o rendimento: 10% do rendimento antes de impostos é utilizado como taxa de imposto do Tesla; tem sido geralmente um pouco menos do que isso.
  • Finalmente, para atingir o valor do rendimento líquido de $3.713 milhões, o conceito "Outros (despesas)/rendimentos" é utilizado como um "limite", o que exigiu que esse montante fosse uma despesa líquida de $320 milhões em comparação com uma despesa líquida de $85 milhões no trimestre anterior. De facto, em muitos trimestres, esta linha mostrou um montante menor de lucro líquido.

 


Technical analysis

Desde o início de 2023, o mercado começou a considerar que a empresa de Elon Musk devia ser mais valorizada no que respeita aos seus fundamentos ou, pelo menos, está mais próxima de níveis mais realistas. Devemos lembrar que a Tesla vende uma pequena fracção dos veículos entregues por alguns dos seus grandes concorrentes como a Toyota ou a Volkswagen e que a sua capitalização de mercado é, na melhor das hipóteses, excessiva.

Gráfico TSLA H1. Fonte: xStation

A ação parece estar agora a começar a subir., e o recente corte de preços nos EUA permitirá à empresa vender mais veículos graças à subvenção de 7.000 dólares. A estrutura técnica mostra um canal em alta apoiado pelo RSI, que após a divergência em alta mantém Tesla com uma recuperação dos minimos em 41%.


Conclusão

Embora nunca termos momentos calmos na Tesla, este momento está a ser marcado por alto bolume e alta volatilidade no preço, com novas fábricas a aumentar, com cortes de preços significativos a serem anunciados em vários dos seus mercados, e com uma série de "isenções" fiscais. Isto pode tornar particularmente esclarecedores os resultados financeiros de fim de ano que em breve serão anunciados e os comentários associados.

 

Darío García, EFA
XTB Spain

Partilhar:
Voltar

Forex e CFDs são produtos alavancados e podem resultar em perdas que excedem seus depósitos. Por favor, certifique-se de entender completamente todos os riscos. Esta página não foi criada para investidores residentes no Brasil. Esta corretora não é autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários ("CVM"), mas é regulada por supervisores fora do Brasil. O conteúdo desta página não é caracterizado como uma oferta de investimento no Brasil ou para investidores residentes nesse país.

As perdas podem exceder os depósitos