MACRO: O crescimento da fábrica da Filadélfia é o mais forte em 50 anos

14:32 18 de março de 2021
  • O índice do Federal Reserve da Filadélfia atingiu máximos dos últimos 50 anos
  • As empresas continuam a relatar pressões nos preços dos produtos comprados

O setor industrial dos EUA está a começar a mostrar novos sinais de recuperação no final do primeiro trimestre, com o índice Philly Fed a subir cerca de 23,1 em fevereiro para 51,8 em março, superando as expectativas dos analistas de 23. Os dados de hoje são os mais altos desde 1973.

O indicador de opinião de negócios da FED em Filadélfia aumentou significativamente em março. Fonte: Bloomberg via ZeroHedge

Analisando mais detalhadamente, todas as categorias registaram aumentos, exceto os inventários, uma vez que as empresas mostraram um otimismo mais generalizado sobre o crescimento nos próximos seis meses. Os novos pedidos e remessas de fábricas na região que cobre o leste da Pensilvânia, o sul de Nova Jersey e Delaware dispararam. Os índices gerais de atividade e emprego também aumentaram. Quase 59% das empresas relataram aumentos na atividade atual neste mês (acima dos 35% no mês passado), enquanto que apenas 7% relataram quedas (face aos 11% divulgados anteriormente). O índice mostra que a atividade industrial geral da região continuou em expansão em março pelo décimo mês consecutivo, após uma forte recuperação em junho impulsionada pela reabertura da atividade. "As respostas das empresas indicaram um crescimento generalizado no setor industrial da região neste mês", disse a Fed de Filadélfia . No entanto, o relatório de hoje também mostrou mais sinais de pressão inflacionária, à medida que uma medida dos preços pagos avançava para o maior valor em mais de quatro décadas.

O índice de preços pagos aumentou acentuadamente de 54,4 para 75,9, e são os dados mais alta desde março de 1980. Fonte: philadelphiafed.org

Como se pode ver, os indicadores subsequentes mostram que a taxa de inflação nos EUA está acelerar significativamente e os investidores voltam a ficar nervosos, apesar das garantias do Presidente da Fed, Powell, que afirma ser um fenómeno de transição. No entanto, se essa tendência continuar, pode afetar negativamente os lucros corporativos ou o cliente final sofrerá uma inflação significativa.

Partilhar:
Voltar

Junte-se a mais de 1.400.000 clientes do Grupo XTB em todo o mundo

*Acesse a informação financeira do grupo, auditada por PwC na seção Investor Relations