Mercados europeus aliviados com os ratings da Moody's para Portugal e Itália 📣

07:11 20 de novembro de 2023

No início desta semana, o euro está a ser apoiado pelas actualizações de fim de semana das notações da Moody's para Itália e Portugal. Na semana passada, especulou-se bastante sobre o risco de a notação de crédito da Itália ser reduzida para o nível "lixo". No entanto, os mercados puderam respirar de alívio durante o fim de semana, uma vez que a notação não só foi mantida como até melhorada. No caso da Itália, a Moody's manteve a notação Baa3, um nível acima do "lixo", mas alterou a perspetiva de negativa para estável. Esta decisão foi uma surpresa para muitos analistas que não esperavam quaisquer alterações. As razões apresentadas para a melhoria das perspectivas incluem perspectivas estáveis para a força económica da Itália, a condição do sector bancário e a dinâmica da dívida pública. No terceiro trimestre, a economia italiana registou uma estagnação, após um declínio no início do ano, e prevê-se que a dívida italiana aumente ligeiramente de 140% para 141% do produto nacional até 2025. Apesar destes desafios, o Governo italiano, liderado pela Primeira-Ministra Giorgia Meloni, considera a notação como a confirmação de um trabalho eficaz e de uma perspetiva promissora para o futuro do país.

Ainda mais positiva foi a avaliação da notação de crédito de Portugal. A Moody's elevou a notação de risco de longo prazo de Portugal em dois níveis, de Baa2 para A3, apesar da instabilidade política do país, marcada pela demissão do Primeiro-Ministro. Esta subida reflecte a resiliência e a estabilidade da economia portuguesa.

A reação do mercado a estas actualizações foi positiva, com uma diminuição significativa do prémio de risco para as dívidas italiana e portuguesa. A diferença de rendimento entre as obrigações italianas e alemãs a 10 anos, um indicador da perceção de risco, caiu para um mínimo de dois meses, ilustrando o aumento da confiança do mercado na dívida italiana. O diferencial entre as obrigações portuguesas e alemãs também desceu ligeiramente.

 

A avaliação positiva da agência também actuou como um catalisador para a continuação dos ganhos do par EURUSD. Na segunda-feira, a taxa ganhou 0,24% e está cada vez mais se aproximando da barreira psicológica de 1,10. Para os touros, um teste importante será o nível de 1,094, que é tanto uma linha de resistência quanto o nível de retração de Fibonacci de 61,8% do último movimento descendente. Fonte: xStation 5

Partilhar:
Voltar

Junte-se a mais de 1.400.000 clientes do Grupo XTB em todo o mundo

*Acesse a informação financeira do grupo, auditada por PwC na seção Investor Relations