NZDUSD está a desvalorizar mais de 1.6%, depois do RBNZ ter anunciado o fim do ciclo de subida dos juros! 🏛
No mercado cambial, para além da libra a reagir aos dados de inflação do Reino Unido acima do esperado, o dólar da Nova Zelândia desvalorizou após a decisão do RBNZ e dos comentários dos membros do banco.
O banco central da Nova Zelândia aumentou as taxas de juro em 25 pts, para 5,5% (conforme esperado). As previsões do banco central mostram que a OCR já atingiu o pico, com reduções a começar no terceiro trimestre de 2024. Após a notícia, as yields dos juros neozelandeses de dois anos caíram no maior nível em seis meses.
"O comité está confiante de que, com as taxas de juro mantidas em níveis restritivos por algum tempo, a inflação de preços ao consumidor regressará às metas de 1-3% ao ano", afirmou o RBNZ. "A expectativa é que a inflação continue a diminuir a partir do seu pico, juntamente com os indicadores de expectativas de inflação." A inflação desacelerou para 6,7% no primeiro trimestre, e o banco central espera que regresse às metas no terceiro trimestre do próximo ano. A decisão de hoje foi votada numa estrutura de 5-2 (5 membros a favor de um aumento; 2 a favor de manter as taxas). Os comentários após a decisão acrescentaram que o Comité tem confiança de que o ciclo de aumentos capturou as pressões inflacionárias.
A magnitude do sell-off de hoje é enorme, no entanto, já foram registadas quedas de magnitude semelhante anteriormente. Fonte: Bloomberg
O par NZDUSD está a desvalorizar mais de 1,7% com as notícias sobre o fim do ciclo de aumento dos juros na Nova Zelândia. O par está a testar a zona de suporte estabelecida pelos mínimos de março e abril de 2023, que é reforçado ainda mais pela média móvel exponencial de 50 períodos (curva azul). Fonte:: xStation5