O que podemos esperar do NFP❓

06:43 2 de dezembro de 2022

📢Serão conhecidos hoje os dados do NFP!

Esta semana ficou marcada por dois eventos importantes. O primeiro,  foi o discurso de Powell e a retórica relativamente dovish do presidente da Reserva Federal. O segundo evento será realizado hoje com a publicação do relatório do NFP, que pode reforçar as expectativas de que o pivot no lado do Fed poderá estar cada vez mais próximo de acontecer.

O que esperam os analistas?

Os analistas inquiridos pela Bloomberg esperam que a variação no emprego não agrícola tenha caído para 200.000 em Julho. Qualquer desvio maior em relação à mediana poderá provocar períodos de maior volatilidade nos índices e no mercado cambial. Fonte: Bloomberg

Como é que o mercado pode reagir?

O Fed não quer penalizar fortemente a economia, por isso qualquer macro leitura que possa sugerir o aparecimento de problemas graves no mercado de trabalho pode afectar positivamente o comportamento dos activos de risco. Dados melhores do que o esperado poderiam enfraquecer os índices US100 e US500. Caso contrário, poderemos assistir a um movimento inverso. Contudo, é importante ter presente as declarações de Powell, que afirmou directamente que os dados mais recentes são encorajadores e pode ser razoável reduzir o ritmo das subidas dos juros já em Dezembro.

O que sugerem as leituras do JOLTS e do ADP

O número de novos empregos nos EUA caiu para 10,334 milhões em Outubro de 10,687 milhões no mês anterior e acima das expectativas do mercado de 10,3 milhões. As vagas de emprego caíram no governo estadual e local, excluindo a educação (-101.000); a produção de bens não duráveis (-95.000); e o governo federal (-61.000). As ofertas de emprego aumentaram noutros serviços (+76.000) e em finanças e seguros (+70.000). Durante o mês, o número de contratações e o número total de partidas pouco mudou, com 6,0 milhões e 5,7 milhões, respectivamente.

Fonte: Refinitiv

O relatório de emprego do ADP para Novembro ficou nos 127k! Era esperada uma leitura de 200.000. Este é outro sinal para o Fed abrandar a subida das taxas de juro, na sequência da inflação de Outubro, que ficou muito abaixo das expectativas.

A leitura em si parece ser fraca, mas, entrando nos detalhes, podemos ver que o mercado de trabalho está de facto a abrandar. O relatório da ADP mostra uma queda considerável no emprego do lado da produção. Só no caso da indústria mineira é que temos um aumento do emprego, mas na indústria transformadora o declínio foi de 100.000. Nos serviços, por outro lado, vemos também muitos sectores em declínio. De facto, sem o sector do lazer, o relatório da ADP mostraria um declínio muito grande no emprego. Vale a pena lembrar que o declínio no emprego do lado da indústria transformadora é o primeiro sinal de fraqueza na economia, pois no lado dos serviços os despedimentos aparecem muito mais tarde.

 

Fonte: ADP

 

Partilhar:
Voltar

Junte-se a mais de 1.400.000 clientes do Grupo XTB em todo o mundo

*Acesse a informação financeira do grupo, auditada por PwC na seção Investor Relations