Resumo do dia: dólar arranca a semana com quedas

15:10 18 de setembro de 2023
  • Wall Street terminou o dia com ganhos moderados, com uma volatilidade mais baixa a prevalecer, com os investidores a aguardarem a decisão crucial da Fed e a conferência de Jerome Powell na quarta-feira.
  • O US500 ganhou 0,30%, negociando em torno dos 4510 pontos, enquanto o US100 registou um ganho ligeiramente superior de 0,40%, negociando perto dos 15450 pontos.
  • Os índices acionistas europeus fecharam em baixa na segunda-feira, com o DAX alemão a cair 1,17%, o CAC40 francês a desvalorizar 1,56% e o FTSE100 londrino a cair 0,76%.
  • O euro surgiu como uma das moedas mais fortes hoje, na sequência de relatos de que o Banco Central Europeu (BCE) está a preparar-se para implementar uma estratégia de gestão de liquidez nos bancos. Esta estratégia potencial pode incluir o aumento das reservas obrigatórias dos bancos de 1% atual dos depósitos dos clientes para um intervalo de 3-4%.
  • A coroa norueguesa (NOK) parece hoje mais fraca devido à especulação de que o Norges Bank poderá concluir o seu ciclo de subida das taxas na reunião de quinta-feira, apesar das expectativas anteriores de um aumento de 25 pontos base.
  • Atualização macroeconómica do Canadá:
  1. O número de habitações iniciadas situou-se em 252.000 (esperado: 234.300; anterior: 255.200)
  2. A inflação PPI situou-se em -0,5% Y/Y (anteriormente: 2,7% Y/Y)
  3. A tendência dos preços no produtor no Canadá assemelha-se à dos EUA, embora seja pouco provável que leve o Banco do Canadá (BoC) a aumentar as taxas, especialmente tendo em conta o mercado imobiliário altamente inflacionado do Canadá.
  • Na Polónia, a inflação subjacente ao IPC está em linha com as expectativas, caindo de 10,6% para 10%. Isto indica uma inflação subjacente mais baixa em comparação com o IPC geral, embora o IPC de setembro do índice de base deva registar um declínio significativo.
  • No mercado de criptomoedas, há alguns ganhos modestos, provavelmente impulsionados por uma recuperação de quedas recentes, já que não há notícias claras do ponto de vista específico das criptos. O Bitcoin está a subir 1,60%, com ganhos máximos a atingir 3,0%.

O ouro beneficia do enfraquecimento do dólar, continuando o seu movimento ascendente depois de saltar do suporte em torno de US $ 1900. Uma quebra sustentada acima de US $ 1931 poderia potencialmente levar a ganhos adicionais para US $ 1948. Fonte: xStation.

Partilhar:
Voltar

Junte-se a mais de 1.400.000 clientes do Grupo XTB em todo o mundo

*Acesse a informação financeira do grupo, auditada por PwC na seção Investor Relations