USD sobe e ações caem depois da decisão da FOMC

15:25 20 de setembro de 2023

Como esperado, a FOMC decidiu manter as taxas inalteradas, com os fundos da Fed a permanecerem no intervalo 5,25-5,50%. No entanto, verificaram-se algumas alterações nas previsões económicas, o que está a provocar uma reação hawkish nos mercados. A previsão do PIB para 2023 foi aumentada de 1,0% para 2,1%, enquanto o crescimento em 2024 deverá atingir 1,5%, acima da previsão anterior de 1,1%. A inflação global medida pelo índice de preços no consumidor é ligeiramente superior este ano, enquanto a inflação subjacente é ligeiramente inferior. 

A parte mais importante das previsões - o gráfico de pontos - registou uma revisão em alta. Embora a taxa mediana prevista para o final de 2023 tenha permanecido inalterada em 5,6%, a previsão para o final de 2024 foi aumentada de 4,6% para 5,1%! Isto significa que o consenso mediano para o resto de 2023 é de mais uma subida das taxas de 25 pontos base, seguida de cortes de 50 pontos base. De acordo com o dot-plot, 12 membros do FOMC apoiam a subida das taxas mais uma vez este ano, enquanto 7 preferem que sejam mantidas nos níveis actuais. Os membros do FOMC estão muito mais divididos em relação ao próximo ano, com previsões que variam entre menos de 4,5% e mais de 6,0%.

Como já dissemos, a reação dos mercados pode ser vista como hawkish e não deve ser uma surpresa, dadas as novas previsões. O USD ganhou com o EURUSD a cair cerca de 0,5% após a decisão. O US500 caiu cerca de 20 pontos para um novo mínimo diário. O dólar mais forte coloca alguma pressão sobre os metais preciosos com o ouro a cair cerca de 5 dólares por onça.

As atenções estão agora viradas para a conferência de imprensa do presidente da Fed, Powell, que está agendada para começar às 19:30h BST.

Fonte: Federal Reserve

Fonte: Federal Reserve


 
Partilhar:
Voltar

Junte-se a mais de 1.400.000 clientes do Grupo XTB em todo o mundo

*Acesse a informação financeira do grupo, auditada por PwC na seção Investor Relations