O presidente da Reserva Federal de Chicago, Austan Goolsbee, comentou hoje sobre a situação da economia dos EUA. O dólar americano é hoje uma das moedas mais fracas, com o índice do dólar (USDIDX) a perder quase 0,5%. Goolsbee mostrou-se otimista quanto às perspectivas de uma aterragem suave da economia, sublinhando que a situação atual é significativamente diferente dos cenários históricos de aperto da política da Reserva Federal. Os comentários de Goolsbee podem ser vistos como dovish e o presidente do Fed de Chicago disse que ainda não decidiu sobre o aumento da taxa em novembro (que, de acordo com os mercados, é o cenário mais provável).
Fed Goolsbee
- Algumas análises mostram que a inflação atingirá em breve o objetivo sem mais restrições políticas e apenas com um ligeiro abrandamento do crescimento. A Fed vai trazer a inflação de volta ao objetivo, mas tem a oportunidade de fazer algo raro - alcançá-lo sem uma recessão.
- Se mantiver o cenário de que são necessárias perdas de emprego para abrandar a inflação, arrisca-se a cometer um erro de política a curto prazo
- Os dados recentes, segundo os quais a inflação está a abrandar sem perda de postos de trabalho, estão em contradição significativa com os padrões anteriores da economia dos EUA.
- A Fed deve ser "extremamente cautelosa" ao vincular a política a relações históricas que podem não se manter na economia atual
- Estou agradavelmente surpreendido com o facto de o aperto monetário não ter causado problemas mais amplos de estabilidade financeira.
- Quando a Fed regressar ao objetivo de 2% ou estiver num caminho claro para o atingir, então será inteiramente justificada uma discussão sobre o nível do objetivo. Desde o início, não tenho sido um grande adepto de um objetivo claro para a inflação.
- Os objectivos de inflação correm o risco de criar uma falsa sensação de exatidão e precisão com um grande número de variáveis
- Até à data, a inflação tem sido impulsionada principalmente por problemas do lado da oferta. As evidências sugerem que o surto de inflação de 2021 é, em grande parte, impulsionado pela oferta, embora tenha havido uma componente de procura.
- Ainda não tomei uma decisão sobre o que fazer na próxima reunião. Se a Fed vir que não há progressos do lado dos preços, terá de aumentar as taxas.
- As expectativas de inflação a longo prazo estão adequadamente ancoradas e podem ajudar a baixar a inflação com menos sofrimento económico do que no passado.
- Os riscos para as perspectivas incluem os preços do petróleo, um abrandamento na China,
- A possibilidade de um ataque prolongado de UAV nos EUA ou de um encerramento "perturbador" do governo.
- A importância das expectativas e da credibilidade do Fed torna bastante arriscadas as propostas de aumento do objetivo de inflação de 2%.
- O aumento da produtividade pode significar que o potencial a longo prazo não é tão baixo como alguns estimam, permitindo um maior crescimento sem aumento da inflação.
- O sector imobiliário e o arrendamento serão fundamentais para o progresso da inflação nos próximos trimestres, com o risco de que o aumento dos preços das casas possa também impulsionar os preços do arrendamento
Os contratos do índice do dólar (USDIDX) estão a aproximar-se da SMA200 (linha vermelha), e o RSI no intervalo M30 está um passo mais perto dos níveis de sobrevenda.
Fonte: xStation5