GitLab Inc estreia-se em bolsa esta quinta-feira!

08:33 13 de outubro de 2021

GitLab, uma empresa de software totalmente independente, irá estrear-se no Nasdaq esta quinta-feira. As ações da empresa estarão disponíveis para negociação na plataforma da xStation, logo após à abertura do mercado. Embora a empresa esteja a ser avaliada em quase 10 mil milhões de dólares, o IPO da empresa é relativamente pequena em comparação com os últimos IPOs como o da Coinbase ou Robinhood que ocorreram no início deste ano.

GitLab Inc

GitLab Inc é uma empresa de software. Embora nem todos os investidores possam estar familiarizados com GitLab Inc, a sua plataforma GitLab é bem conhecida entre os programadores de software. GitLab é uma plataforma DevOps lançada como um projecto livre e de código aberto que visa otimizar o fluxo de trabalho entre o desenvolvimento de software e as operações de IT. O projecto teve início em 2011 e em 2014 foi adoptado como um modelo de negócio open-core que permite a monetização de projectos de código aberto. A utilização da plataforma continua a ser gratuita para os utilizadores registados, mas funcionalidades adicionais tornam-se disponíveis com assinatura paga.

Base de clientes

A empresa tem uma grande base de clientes e afirma que a sua plataforma é utilizada por mais de 100 mil empresas e instituições. Empresas como a Alphabet Cloud Services, NVIDIA, Alibaba Group ou a Amazon's AWS. Microsoft's Azure também foram clientes da GitLab antes da empresa adquirir um repositório rival Git, GitHub, em 2018. Como GitLab tem um negócio baseado em subscrições, a Receita Recorrente Anual (ARR) tem sido uma das métricas mais observadas pelos analistas e investidores. O crescimento das  receitas SaaS (software como serviço) de GitLab ultrapassou o seu crescimento total de receitas em 2020, bem como a primeira metade de 2021.  A empresa também conseguiu aumentar significativamente o número de clientes nos seus 3 níveis de serviços durante o ano que terminou a 31 de Julho de 2021 (ver o quadro abaixo).

O GitLab conseguiu aumentar significativamente o número dos seus principais clientes ARR durante um ano que terminou a 31 de Julho de 2021. Fonte: GitLab: GitLab SEC de arquivo

O que torna a empresa única?

A GitLab acaba por ser a única empresa a operar neste modelo. Trata-se duma empresa de software que adotou um modelo completamente remoto, o que significa que todos os seus empregados estão a trabalhar a partir de casa. Enquanto que o trabalho a partir de casa se tornou popular durante a pandemia de Covid-19, GitLab decidiu-se adotar esse modelo de trabalho desde o seu início, muito antes de a pandemia ter aparecido. A empresa não tem sede física. Por um lado, isso permite uma redução nos custos, uma vez que a empresa não tem custos em ter (e manter) um espaço físico. Por outro lado, existem alguns riscos. A própria empresa disse que a falta de equipamento de escritório e de propriedade da empresa cria o risco de que o equipamento propriedade dos seus empregados possa ser insuficiente para realizar algumas tarefas.

Preço das ações no IPO 

O intervalo de preços inicial do IPO foi estabelecido pela GitLab Inc. nos  $55-60 por ação. No entanto, este valor foi revisto em alta para $66-69 por ação no início desta semana, devido a uma forte procura. O preço esperado das ações no IPO da empresa, faz com que a empresa fique avaliada perto de 10 mil milhões de dólares. Embora esta valorização não seja tão grande quando comparamos com os últimos IPOs da Robinhood ou da Coinbase. No entanto, os investidores devem ter em mente que embora o negócio da empresa esteja a melhorar, ainda está a gerar perdas.

As ações da GitLab estarão disponíveis para negociação na plataforma xStation desde o IPO da empresa, na quinta-feira, 14 de Outubro. As ações serão transaccionadas na xStation sob o ticker GTLB.US. 

Dados financeiros básicos da GitLab Inc. Fonte: GitLab SEC de arquivo

Partilhar:
Voltar

Forex e CFDs são produtos alavancados e podem resultar em perdas que excedem seus depósitos. Por favor, certifique-se de entender completamente todos os riscos. Esta página não foi criada para investidores residentes no Brasil. Esta corretora não é autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários ("CVM"), mas é regulada por supervisores fora do Brasil. O conteúdo desta página não é caracterizado como uma oferta de investimento no Brasil ou para investidores residentes nesse país.

As perdas podem exceder os depósitos