❗ Novos bloqueios na Europa aumentam riscos!

12:59 28 de outubro de 2020

👁‍🗨 À medida que a segunda onda de pandemia aumenta, especialmente na Europa, os governos são forçados a agir.

Embora a visão consensual seja de que o retomar de novos bloqueios sejam pouco prováveis, é exatamente isso o que está a acontecer neste momento. Quando olhamos para os gráficos, a imposição do bloqueio foi, na verdade, um ponto de viragem em março. Será o caso novamente desta vez?

O que os governos pretendem fazer?

Os custos económicos dos bloqueios foram demasiados: o crescimento gerou preocupação e enormes pacotes fiscais foram necessários para evitar uma recessão dolorosa. Por causa desses custos, não se voltou a considerar novos bloqueios nas economias
Contudo, parece que os bloqueios poderão ser algo a considerar neste momento: bloqueio mensal em França, estado de emergência em Espanha, sérias restrições na Alemanha. Os investidores estão a ajustar as suas visões e posições e os índices já começam a cair.

Lições de Março

Esta é a mesma pandemia, mas a situação é diferente. Naquela época, a pandemia era nova e ninguém sabia realmente o quão séria ela poderia se tornar. Além disso, os investidores não sabiam que os bancos centrais responderiam de forma tão agressiva.

As consequências do facto de se poder vir a considerar novos bloqueios em vários países da EU- como podemos ver no gráfico DE30 - foi na verdade um PONTO DE INVERSÃO para os índices. Isso significa que a recente venda está prestes a acabar?Oportunidade de mercado ou uma armadilha?

Apesar dos índices registarem sell-off recentes ainda estarem BEM mais altos em comparação com as mínimas de março. Não estamos nem a falar dos índices dos EUA, onde US100 está muito acima dos máximos pré-pandêmicos. Mesmo olhando para o DE30 - o índice é negociado acima de 11.500 em comparação com a baixa de março de menos de 8.000. Por outro lado, os bancos centrais têm forçado ativamente os mercados, recorrendo a taxas de juros que serão mais baixas do que a inflação por um longo tempo. 

DE30 em direção a um nível suporte

Nunca podemos ter certeza se o que estamos a assistir é “apenas uma correção”. O que sabemos é que a próxima zona de suporte no DE30 está entre 11000 e 11335 - e não está assim tão longe!

 

Partilhar:
Voltar

Negociar CFDs em uma base alavancada envolve uma quantidade significativa de risco. Eles podem não ser adequados para todos, por isso, certifique-se de entender completamente todos os riscos. Esta página não foi criada para investidores residentes no Brasil. Esta corretora não é autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários ("CVM"), mas é regulada por supervisores fora do Brasil. O conteúdo desta página não é caracterizado como uma oferta de investimento no Brasil ou para investidores residentes nesse país.

Forex e CFDs são produtos alavancados e podem resultar em perdas que excedem seus depósitos. Por favor, certifique-se de entender completamente todos os riscos. Esta página não foi criada para investidores residentes no Brasil. Esta corretora não é autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários ("CVM"), mas é regulada por supervisores fora do Brasil. O conteúdo desta página não é caracterizado como uma oferta de investimento no Brasil ou para investidores residentes nesse país.

As perdas podem exceder os depósitos