O mercado recebeu com euforia o relatório em si, bem como comentários sobre o desenvolvimento dos negócios da Nvidia (NVDA.US). De facto, foram feitos todos os comentários possíveis do lado da empresa para apoiar os bulls. Desde uma maior procura de chips para aplicações de IA, vantagens competitivas, até uma mudança para vendas com margens elevadas de sistemas completos de supercomputadores de IA para grandes empresas. A empresa forneceu uma previsão 50% superior para os lucros do segundo trimestre e indicou que está a aumentar a capacidade de produção para satisfazer a "procura de carregamento" de semicondutores relacionados com o crescimento. A ação está a ganhar quase 25% antes da abertura de Wall Street e, se o sentimento positivo for mantido, a capitalização da empresa aproximar-se-á d do US $ 1T.
Comece a investir hoje ou teste gratuitamente uma conta demo
Abrir Conta Real Teste a DEMO Download mobile app Download mobile app- Receitas: $ 7,19B vs. $ 6,52B previstos (Refinitv) (queda de 19% a / a)
- Lucro por ação (EPS): $1,09 vs. $0,92 previstos (FactSet)
- Lucro líquido: $ 2.04 b vs. $ 1.62 b no primeiro trimestre de 2022 (redução de 20% a / a, aumento de 24% q / q)
- Receita do data center: $ 4.28 b vs. previsão de $ 3.89 b (FactSet) (aumento de 14% a / a, aumento de 18% q / q)
- Receitas de jogos: 2,24 mil milhões de dólares contra 1,97 mil milhões de dólares previstos (FactSet) (diminuição de 38% em relação ao ano anterior, aumento de 22% em relação ao trimestre anterior)
- Receitas de visualização profissional: $295 milhões (queda de 53% a/a, aumento de 31% q/t)
- Receita automóvel: US $ 296 milhões (aumento de 114% a / a, aumento de 1% no trimestre)
- Previsão de receitas do 2º trimestre de 2023: 11 mil milhões de dólares contra 7,15 mil milhões de dólares previstos (Refinitiv)
O mercado ignorou o declínio de dois dígitos ano a ano na receita e no lucro líquido, observando principalmente as perspetivas positivas, a taxa mais alta no trimestre e o desempenho acima do esperado nos principais segmentos de negócios. O CEO, Jensen Huang, sublinhou que as empresas estão a começar a correr entre si para aplicar a IA generativa a todos os produtos, processos empresariais e serviços possíveis;
A empresa lançou quatro plataformas que combinam o software de inferência da empresa com os mais recentes processadores Ada, Hopper e Grace Hopper da Nvidia. Anunciou igualmente a estreia das GPU GeForce RTX 4060, que utilizam a tecnologia avançada Ada Lovelace e DLSS da Nvidia. A Nvidia anunciou também um aumento significativo do número de projetos destinados ao sector automóvel.
Juntamente com a Nvidia, outras empresas relacionadas com a tendência da IA e dos semicondutores, incluindo a AMD (AMD.US), a Intel (INTC.US), a Arista Networks (ANET.US) e a Micron (MU.US), também registaram uma recuperação antes da abertura de Wall Street.
Resultados da Nvidia por segmento de atividade. Pode ver-se que a percentagem de receitas provenientes dos centros de dados aumentou significativamente nos últimos anos. Atualmente, representam a maioria das receitas, ao passo que há apenas dois anos dominavam as receitas dos jogos. Até recentemente, a procura de serviços de computação em nuvem e agora também a revolução tecnológica relacionada com a IA estão a apoiar o desempenho da empresa, relacionado com chips para centros de dados. O mercado vê a empresa como o principal "beneficiário" da IA entre os fabricantes de semicondutores. Fonte: Reuters, Nvidia
Com o aumento da procura global, a mania da inteligência artificial pode apoiar o desempenho da empresa durante o resto do ano. O CEO Huang chamou à situação atual uma "transformação informática", o que significa um aumento da computação de IA e do poder generativo. O CEO afirmou que a empresa começou a produzir chips de IA já em Agosto de 2022, o que lhe permitiu satisfazer a crescente procura do mercado mais rapidamente do que os seus concorrentes.
A procura foi extremamente intensa em Janeiro, e a empresa foi forçada a fazer encomendas adicionais para o segundo semestre deste ano. O mercado acolheu bem a notícia, confirmando que a recuperação das ações tem uma justificação significativa. Numa entrevista recente, Elon Musk indicou que as unidades de processamento gráfico (GPU) são extremamente difíceis de obter. Com grandes capacidades e uma procura que ultrapassa a oferta do mercado, a Nvidia tem uma série de vantagens de venda que lhe permitem aumentar as margens.
A Nvidia entrou para o top 5 das maiores empresas americanas em termos de capitalização bolsista. As cotações pré-market indicam que a sua capitalização aumentará em mais de 200 mil milhões de dólares. Fonte: Reuters, Refinitiv
Ações da Nvidia (NVDA.US), intervalo D1. A queda de 2022 revelou-se decisiva em termos de reação do mercado em torno da crescente popularidade do ChatGPT, e as expectativas do mercado em torno do crescimento dos negócios da empresa aumentaram. Se a Nvidia abrir hoje perto dos $380, isso significará um crescimento de quase 400% em apenas 7 meses. Olhando para o gráfico, as médias SMA100 e SMA200 formaram uma formação de "cruz dourada", o que indicou uma tendência dominante de alta. Fonte: xStation5