ūüõĘPretr√≥leo continua em quedaūüďČ

12:03 3 de agosto de 2021

A variante Delta continua a prejudicar a atividade económica na China e pode afetar negativamente a procura por petróleo no final do ano

Pelo segundo dia consecutivo, o mercado de petróleo volta a registar fortes quedas. O preço do WTI caiu novamente hoje quase 3% e quebrou abaixo da marca dos 70$ por barril, sendo este o nível mais baixo das últimas 2 semanas.

A propagação da nova variante Delta continua a assombrar o mercado. Nas últimas 24 horas, os investidores voltaram a preocupar-se com a propagação do vírus, em particular, na economia chinesa, onde o número de casos continua a aumentar a um ritmo elevado.

Conforme avançado hoje pelo Washington Post, as autoridades chinesas tomaram medidas mais restritivas na cidade de Wuhan. Voos, viagens de comboio e jogos desportivos foram suspensos.

A população também será testada com mais frequência. Embora o número de novos casos não seja alto, diversos meios de comunicação avançam que, desta vez, um aumento de novas infecções foi observado em mais de 35 cidades em 17 províncias chinesas (de 33 províncias). Vale lembrar que essas cidades concentram um elevado número de pessoas.

 

O petróleo tem estado exposto a estas notícias e continua dependente da evolução da pandemia que poderá comprometer a recuperação da procura no futuro. Sem dúvida, que nos próximos dias, as atenções dos mercados estarão voltadas para a situação epidemiológica da China e a atuação das autoridades locais. A ansiedade em relação ao crescimento económico futuro e à procura por matérias-primas também é visível no mercado de cobre, cujo preço também continua a cair durante a sessão de hoje, cerca de 2% (a China corresponde a mais de 50% da procura global de cobre).

Através da análise técnica, os compradores conseguiram travar as quedas junto da retração de Fibonacci nos níveis 50%. 

Atualmente, o preço está a tentar recuperar junto dos mínimos diários marcados pelos 70$ por barril. Caso ocorra uma recuperação da força compradora, o movimento de alta poderá ser retomado em direção à marca dos 38,2% da retração de Fibonacci (cerca de 70,55$). Por outro lado, se os vendedores conseguirem retomar o controlo do preço o movimento de baixa poderá ser prolongado em direção aos 61,8% (cerca de 68,35$).

 

OIL.WTI, gráfico de 1 hora. Fonte: xStation5

Partilhar:
Voltar

Forex e CFDs s√£o produtos alavancados e podem resultar em perdas que excedem seus dep√≥sitos. Por favor, certifique-se de entender completamente todos os riscos. Esta p√°gina n√£o foi criada para investidores residentes no Brasil. Esta corretora n√£o √© autorizada pela Comiss√£o de Valores Mobili√°rios ("CVM"), mas √© regulada por supervisores fora do Brasil. O conte√ļdo desta p√°gina n√£o √© caracterizado como uma oferta de investimento no Brasil ou para investidores residentes nesse pa√≠s.

As perdas podem exceder os depósitos