⏰ Reunião do BCE: o que esperar?

09:36 21 de janeiro de 2021

Será que o Euro consegue recuperar os últimos movimentos de alta❓

A reunião do BCE é o evento chave do calendário económico de hoje, com decisão esperada às 12h45  e conferência de imprensa de Lagarde a começar 45 minutos depois. Esses dois eventos costumam ter um impacto significativo no DE30 e no EURUSD.

O que podemos esperar?

O BCE nunca iria admitir, mas na verdade está sem munição em termos de quaisquer ferramentas razoáveis que possam estimular mais a economia. A combinação de taxas negativas (taxa de depósito de -0,5%) e enorme programa de QE (cerca de 80 mil milhões de euros por mês) fez pouco mais que impulsionar os preços dos ativos. O tamanho máximo do principal programa PEPP foi aumentado em dezembro (para 1,85 triliões de euros) e a duração será até março de 2022 e, portanto, o BCE deve esperar permanecer por um longo período de tempo.

Um fator que preocupa o BCE é a cotação do EURUSD. EURUSD elevado significa que os níveis de inflação também possam aumentar, mas o BCE não tem falado deste fator que preocupa também os investidores. As declarações de Christine Lagarde (presidente do BCE) poderão gerir períodos de maior volatilidade nos mercados. Deve-se notar que o EURUSD usualmente acaba por reagir às declarações da presidente do BCE - portanto, os investidores devem ficar atentos às declarações de Lagarde.

Quais são os principais níveis a serem observados?

O DE30 tem tido dificuldades em quebrar acima dos 14.000 pts mas se o BCE for muito brando com o euro, isso pode ser um problema para o índice alemão. Por outro lado, o EURUSD voltou a valorizar recentemente, depois dos compradores terem conseguido recuperar junto do nível 1.2050. A próxima resistência chave a ser observada é localizada nos últimos máximos relativos perto dos 1.2350.

Iremos acompanhar o resultado da reunião do BCE na secção Notícias da xStation 5.

Partilhar:
Voltar

Negociar CFDs em uma base alavancada envolve uma quantidade significativa de risco. Eles podem não ser adequados para todos, por isso, certifique-se de entender completamente todos os riscos. Esta página não foi criada para investidores residentes no Brasil. Esta corretora não é autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários ("CVM"), mas é regulada por supervisores fora do Brasil. O conteúdo desta página não é caracterizado como uma oferta de investimento no Brasil ou para investidores residentes nesse país.

Forex e CFDs são produtos alavancados e podem resultar em perdas que excedem seus depósitos. Por favor, certifique-se de entender completamente todos os riscos. Esta página não foi criada para investidores residentes no Brasil. Esta corretora não é autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários ("CVM"), mas é regulada por supervisores fora do Brasil. O conteúdo desta página não é caracterizado como uma oferta de investimento no Brasil ou para investidores residentes nesse país.

As perdas podem exceder os depósitos