VOLXno nível mais alto desde Maio

12:59 19 de julho de 2021

O aumento da volatilidade do mercado nos últimos dias afeta, em particular, os investidores do mercado de ações. Enquanto alguns índices de ações caíram mais de 3% hoje, o Índice de Volatilidade (VOLX) está a atingir níveis não registrados desde meados de maio. Portanto, vale a pena considerar duas questões - o que causou a queda e onde estão os níveis importantes do índice VOLX, que muitas vezes é tratado pelos investidores como uma espécie de "seguro" contra perdas causadas por um aumento na volatilidade do mercado (lucros da posição comprada da VOLX pode compensar as perdas incorridas na negociação de ativos de risco, como ações).

 Vários fatores influenciaram o sentimento entre os investidores nos últimos dias. Em primeiro lugar, fala-se muito da variante delta da Covid-19, que já está a espalhar-se pelo mundo. Embora a variante não leve a um grande número de hospitalizações e mortes em países desenvolvidos altamente imunizados, a nova estirpe do vírus representa uma grande ameaça aos cidadãos, à saúde e às economias dos países em desenvolvimento. Assim, a propagação da variante delta levanta preocupações sobre a normalização da política dos bancos centrais, que podem querer manter uma política monetária ultra-expansionista por um período ainda mais longo - paradoxalmente, a próxima onda de infecções pode ser positiva para os mercados, pois pode levar à continuação da política de impressão de dinheiro.

Por outro lado, as preocupações com a inflação estão a crescer entre os investidores - leituras acima do esperado foram mostradas não apenas pelo relatório do CPI dos EUA, mas também pelas expectativas de inflação entre os americanos (dados da Universidade de Michigan de sexta-feira). Como resultado, muitos participantes do mercado estão a preparar-se lentamente para o cenário de estagflação potencial. Face aos movimentos recentes dos mercados obrigacionista e bolsista, pode-se presumir que alguns investidores estão a posicionar as suas carteiras tendo em conta o cenário de desaceleração do crescimento económico aliado a uma inflação persistentemente elevada. Os rendimentos dos títulos dos EUA de 10 anos vêm a cair há algum tempo e o chamado comércio de reflação está claramente a desaparecer.

O índice VOLX estava a cair constantemente após o crash da pandemia em fevereiro e março de 2020 - os impulsos locais de alta resultaram de turbulências de mercado de curta duração. O movimento de alta de hoje empurrou o Índice de Volatilidade acima do nível dos 22,50, que havia atuado como um suporte várias vezes no passado, mas finalmente foi quebrado. As baixas recentes estão localizadas em torno dos 16,90. Ao analisar o índice de volatilidade, alguns participantes do mercado levam em consideração o pico local de meados de maio (círculo laranja) como um potencial ponto de referência para os movimentos futuros dos preços. Fonte: xStation5

 

Entretanto o US500 caiu mais 3% dos seus máximos. Fonte: xStation5

Partilhar:
Voltar

Forex e CFDs são produtos alavancados e podem resultar em perdas que excedem seus depósitos. Por favor, certifique-se de entender completamente todos os riscos. Esta página não foi criada para investidores residentes no Brasil. Esta corretora não é autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários ("CVM"), mas é regulada por supervisores fora do Brasil. O conteúdo desta página não é caracterizado como uma oferta de investimento no Brasil ou para investidores residentes nesse país.

As perdas podem exceder os depósitos